Qual a importância de um planejamento de comunicação interna?

Por: BlogComunicação InternaPlanejamento 

 

Um bom plano de comunicação interna é essencial para o planejamento estratégico das empresas. Ele estabelece de que maneira a comunicação organizacional vai atuar internamente e deve incluir questões como objetivo, mensagem, abordagem, avaliação, diagnóstico e outros temas importantes.

No post de hoje, você vai conhecer a importância de um bom plano de comunicação interna e aprender os primeiros passos para fazer esse planejamento na sua empresa. Acompanhe!

 

Por que fazer um planejamento de comunicação interna

O planejamento de comunicação interna é fundamental para melhorar a produtividade de uma empresa, uma vez que o público interno precisa estar informado e alinhado com os objetivos da organização para produzir mais, com eficiência e qualidade.

A comunicação interna ainda atua na manutenção de um clima organizacional positivo, fornecendo informações relevantes e diminuindo consideravelmente a famosa “rádio peão”, que são especulações feitas por colaboradores frente à falta de uma comunicação oficial na empresa.

 

Como elaborar um bom plano de comunicação

O plano de comunicação depende, antes de tudo, do planejamento estratégico de cada organização. Entretanto, para saber o que comunicar é necessário identificar claramente os objetivos da empresa e onde ela quer chegar. Veja a seguir o passo a passo para elaborar o plano de comunicação interna de sua empresa.

 

DEFINIÇÃO DA EQUIPE

O sucesso do plano de comunicação interna depende de um trabalho conjunto, com uma equipe capaz de somar conhecimentos das áreas de Relações Públicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, tomando como base uma ideia da comunicação integrada.

 

DIAGNÓSTICO DA COMUNICAÇÃO INTERNA

Quando se trabalha com um planejamento de comunicação interna, os cenários possíveis a serem enfrentados pela organização devem ser previamente mapeados, desde as oportunidades até as ameaças. Assim, a empresa estará melhor preparada para as dinâmicas do ambiente.

Mesmo que os cenários mudem internamente, é mais fácil refazer um plano de comunicação interna do que começar do zero. O plano demanda pesquisa, avaliação e reflexão, possibilitando que a empresa se antecipe em relação aos concorrentes, pois tem um público interno altamente engajado com os objetivos da organização.

 

PLANEJAMENTO DE ESTRATÉGIAS

Após o diagnóstico da comunicação interna, é preciso planejar uma estratégia que leve em conta as expectativas dos funcionários referentes à empresa e ao trabalho, se a política interna é coerente com a cultura da política global da companhia e se existem veículos de comunicação adequados para a comunicação interna.

 

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

Após esse diagnóstico, é necessário identificar quais são os pontos fracos e fortes da política atual de comunicação. Em seguida, é hora de definir os objetivos. Na maioria das vezes, o plano de comunicação é repleto de pequenas ações e ideias, compondo estratégias que, alinhadas, fecham o plano de comunicação.

 

ELABORAÇÃO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO

Quando os objetivos do plano de comunicação forem definidos, é importante que a política adotada seja simples, realista e transparente. Um bom plano de comunicação deve contemplar:

  • coerência e conhecimento da organização;
  • planejamento e estratégias alinhadas com a realidade do mercado;
  • definição da disponibilidade financeira da companhia para investir na comunicação interna;
  • compreensão de quais ações devem ser priorizadas;
  • distribuição das tarefas e atividades;
  • comprometimento da direção com o setor de comunicação.

 

Um planejamento sólido é necessário principalmente quando uma empresa está em expansão ou passa por mudanças de gestão, sendo a comunicação interna um importante elo entre aos funcionários e os objetivos da organização.

Neste sentido, é importante ressaltar que um plano de comunicação interna só sai do papel se contar com o apoio da alta direção da empresa.

Se você gostou deste post,  também vai se interessar em saber como realizar um plano de comunicação interna eficiente!

 

Fonte: Interface Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *