Planos de Saúde devem preencher corretamente o campo ‘Nome da Mãe’ no Sistema de Informações de Beneficiário

O preenchimento correto do campo Nome da Mãe além de colaborar para a qualidade dos dados do setor de planos de saúde, também traz mais segurança e credibilidade para a operadora.

 

Importância e vantagens do dado Nome da Mãe

Quando preenchido de forma correta e em conformidade com outros dados – como o CPF e a data de nascimento -, o campo que se refere ao nome da mãe do indivíduo permite a identificação precisa dele, o que traz segurança e credibilidade à operadora, evitando desgastes e litígios desnecessários. O mesmo ocorre nos casos de beneficiários menores de idade, sem o número do CPF ou outros documentos.

A identificação do indivíduo de forma inequívoca é fundamental para a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) ou Sistema de Registro Eletrônico de Saúde (S-RES) que irão permitir a comunicação de dados do paciente entre diferentes profissionais da saúde tanto nos atendimentos na saúde suplementar quanto no SUS.

Diagnosticando incorreções no campo Nome da Mãe

Utilize o Arquivo de Conferência (CNX) para identificar em sua base de dados, junto à ANS, os registros que se encontram com o campo Nome da Mãe em branco ou preenchidos incorretamente. A referência será o que está cadastrado junto à base da Receita Federal do Brasil (RFB), pois a qualificação do cadastro de beneficiários está fortemente condicionada à correspondência entre as informações lançadas pela operadora no SIB, e àquelas da base da RFB. Ao verificar que há registros ativos com os Códigos de Controle Operacional (CCOs) em branco ou preenchidos incorretamente, a retificação dos campos só será objeto da atenção da operadora se o vínculo estiver vigente, pois quando não há mais vinculação, a medida adequada é a inativação do registro por meio do movimento de CANCELAMENTO.

A data de cancelamento informada deverá ser o dia da inativação do registro, uma vez que o sistema aceita datas retroativas. Isso é fundamental para que não haja problemas relacionados à vigência do contrato como no caso do Ressarcimento ao SUS. E todos os CCOs que correspondam a beneficiários que já foram desligados da operadora devem ser cancelados, o que facilitará muito o trabalho, uma vez que a qualidade cadastral trata somente de registros ativos.

Retificando informações no campo Nome da Mãe

Ao identificar a ocorrência de Nome da Mãe em branco ou preenchido incorretamente, deve ser realizado, no arquivo SBX do SIB, o preenchimento ou a correção pelo movimento de RETIFICAÇÃO, que permite alterar ou complementar dados já existentes.

Simplifique a atualização usando o SIB Flex

Para enviar atualizações cadastrais utilize a versão SIB Flex, que removeu algumas críticas durante o processamento do SIB nos procedimentos de inclusão, retificação, mudança contratual e reativação, agilizando e facilitando a atualização e o envio dos dados pelas operadoras.

Por exemplo: o procedimento de RETIFICAÇÃO, que antes exigia o preenchimento completo dos dados de identificação do beneficiário a cada atualização – o que impedia a correção pontual de um só campo –, agora se resume a informar o CCO e o Nome da Mãe, sem a necessidade do preenchimento completo dos dados. Veja o quadro abaixo:

sib quadro2

Utilizando o antigo Schema XSD do SIB, existe mais propensão à ocorrência de erros no processamento do arquivo, pois há um número maior de campos obrigatórios a serem preenchidos aos quais são aplicadas críticas. Portanto, acesse aqui e comece a utilizar o SIB Flex.

Fonte: ANS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *