Hospital Madre Teresa apresenta governança clínica baseada em entrega de valor pelo DRG Brasil

Dra. Flávia Roza, coordenadora do DRG no hospital, mostrou como extrair dados do Analytics DRG Brasil® e convertê-los para a entrega de valor e o engajamento do corpo clínico.

 

O Hospital Madre Teresa é uma organização filantrópica, localizada em Belo Horizonte, composta por 303 leitos de alta complexidade com acreditação canadense. Tem como objetivo o trabalho integrado entre médico e direção, fundamentado por indicadores de alta relevância e confiabilidade para a entrega de valor ao paciente e operadoras. O nome desse processo é governança clínica, iniciado em 2018 na Instituição.

A implantação do DRG Brasil® na instituição começou em 2016, e para alinhar esforços em torno da entrega de valor por meio da metodologia é necessário ter indicadores mensuráveis. O DRG Brasil fornece parâmetros para alinhar resultados assistenciais, segurança e eficiência. Além disso, a plataforma propicia as medidas de entrega de valor ajustadas à complexidade e criticidade dos pacientes atendidos, sendo possível comparar o desempenho do hospital, clínicas e de cada médico com referenciais nacionais.

O ajuste do desempenho, complexidade e criticidade de cada paciente traz credibilidade, transparência e a segurança da informação, facilitando o engajamento do corpo clínico e contribuindo para o alinhamento dos interesses do hospital com o médico.

O DRG Brasil possui várias ferramentas para governança clínica baseada em valor, disponível em aplicações móveis, como o Analytics DRG Brasil® apresentado pela Dra. Flávia Roza. O Analytics disponibiliza não só os desempenhos de entrega de valor de cada médico, mas ajuda na identificação de oportunidades de melhoria assistencial que podem ser trabalhadas em conjunto pelo corpo clínico e pela instituição hospitalar.

 


É permitido compartilhar esse material, desde que citada a fonte. Não é permitido alterar este material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.

 

Acesse nosso site para leitura de mais conteúdos como esse. Compartilhe!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *