Ferramenta de gestão contribui para a qualidade dos serviços de saúde

Metodologia aplicada pelo Sistema Unimed mineiro permite alinhar informações com maior eficiência para melhorar atendimento ao paciente.

(Foto: Divulgação)
A gestão inteligente por meio do uso de dados tem permitido que instituições em todo o mundo aperfeiçoem suas rotinas de trabalho e, principalmente, o atendimento ao cliente. E na saúde não é diferente. Prova disso é que o Sistema Unimed mineiro vem implantando gradualmente o DRG (Diagnosis Related Groups ou Grupo de Diagnósticos Relacionados, em português), uma ferramenta focada na melhoria da assistência e segurança do paciente.
Trata-se de uma metodologia que agrupa os tratamentos hospitalares a partir da combinação de dados coletados na internação dos pacientes, tais como diagnósticos principal e secundário, ocorrência de duas ou mais doenças, idade e procedimentos.
A ferramenta fornece a quantidade de recursos necessários para cada tipo de tratamento, como materiais, medicamentos e diárias, além dos resultados assistenciais esperados, incluindo mortalidade e complicações associadas.
Atualmente existem 823 DRGs codificados que possibilitam que o hospital e a operadora de saúde conheçam de antemão os parâmetros pré-estabelecidos para conduzir o atendimento, como tempo de permanência em internação e procedimentos previstos.

“O DRG Brasil® está totalmente adaptado às características epidemiológicas da população brasileira. O foco é a melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente”, afirma Breno Duarte, diretor Executivo do IAG Saúde, um dos responsáveis pela adaptação da metodologia no país.

Breno Duarte, diretor Executivo do IAG Saúde. (Foto: Divulgação/Ascom Unimed)
Ele explica que os dados são cruciais para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes e todos os envolvidos – prestadores e operadora – conseguem, com a metodologia, enxergar a mesma informação, com dados clínicos consolidados, circulando de forma segura.
Segundo Guilherme Lobo da Silveira, assessor de Atenção à Saúde da Unimed Federação Minas, o uso do DRG também gera um nível de inteligência que produz indicadores de performance dos serviços e das equipes de assistência da instituição, com informações sobre eficácia, eficiência e resultados.
“Daí vem uma das principais vantagens do DRG que é a possibilidade de avaliar o desempenho das equipes multidisciplinares e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado no atendimento ao paciente, fornecendo respostas terapêuticas mais adequadas e condições seguras para tratamento”, conclui.

 

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