Como elevar a qualidade de vida no ambiente hospitalar

(Foto: Divulgação)

Atualmente, o mercado hospitalar vem se tornando cada vez mais competitivo, principalmente quando o assunto é proporcionar qualidade de vida para os pacientes e profissionais da saúde, que ali trabalham. Muitas vezes, ambos enfrentam situações laborais de exposição aos mais diversos riscos, além de fatores como estresse e fadiga, reforçando a atenção para que seja promovido um ambiente com melhor qualidade de vida.

Para alcançar esse objetivo, é preciso se ater à disponibilidade de equipamentos e suprimentos que atendam as necessidades individuais dos pacientes. A falta dessas ferramentas, poderá acarretar na demora do tratamento, que além de deixar o paciente no ambiente hospitalar por mais tempo, poderá interferir no cumprimento das tarefas dos funcionários, os impossibilitando de trabalhar.

Além disso, outro fator importante para o bem-estar dos pacientes e funcionários é o acompanhamento nutricional oferecido pelo hospital. Quando a dieta do paciente é montada por uma nutricionista, objetiva atender às restrições impostas pelo tratamento buscando transformá-la em uma refeição agradável e satisfatória. Já para os funcionários, o acompanhamento da nutricionista, busca introduzir uma rotina de alimentação mais saudável.

A atividade hospitalar requer a integração entre os profissionais da saúde, destacando-se os adeptos ao trabalho multidisciplinar e em equipe.  Não há dúvidas de que funcionários sem a devida capacitação não têm a mesma eficiência que uma equipe bem preparada. Desta forma, é sempre recomendado que os colaboradores tenham treinamentos de capacitação, palestras e o que for preciso para mantê-los sempre atualizados sobre as inovações de seus respectivos campos de atuação. Deste modo, a predisposição e motivação dos funcionários aumenta e consequentemente a produtividade também.

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A estrutura do local de trabalho deve evidenciar o estilo de vida adotado pela empresa, fazendo com que ele seja absorvido pelos colaboradores e pacientes, podendo assim ser propagado para a vida além do hospital ou clínica. Um ambiente aconchegante é fundamental para o bem-estar do paciente e também dos funcionários, portanto, deve-se atentar a qualidade dos produtos escolhidos para mobiliar o estabelecimento, se certificar de que a empresa escolhida é especializada em mobiliários médico-hospitalares e que compartilha a mesma filosofia que o seu negócio: o bem-estar dos funcionários em primeiro lugar.

Fonte: Espaço Medi.

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