A importância do marketing boca a boca para clínicas médicas

 

 

Você já ouviu falar em marketing boca a boca para clínicas? Essa estratégia consiste na adoção de atividades e comportamentos que incentivam os seus pacientes a falar bem do seu trabalho e indicá-lo para amigos e familiares, funcionando como um canal de comunicação gratuito para o consultório.

Além de ajudar na tarefa de atrair mais pacientes para o seu consultório, o marketing boca a boca melhora a imagem da clínica, uma vez que a base de sua estratégia é ter um bom atendimento e o foco na criação de uma experiência positiva para os seus pacientes.

Pensando nisso, apresentamos algumas dicas para fazer marketing boca a boca para clínicas. Confira!

 

Tenha como regra o atendimento impecável

Antes de mais nada, o básico para que os pacientes falem bem do seu consultório e de você é fornecer um bom atendimento, não cometendo erros por falta de atenção e demonstrando profundo conhecimento na sua profissão.

Lembre-se de que manter-se atualizado sobre práticas e equipamentos é fundamental. Portanto, tenha um tempo para dedicar ao seu aprimoramento profissional, participando de cursos, palestras e treinamentos. Além disso, ter um orçamento para, quando necessário, modernizar o consultório faz parte desse processo.

 

Pense na experiência do paciente

A experiência do paciente não começa no seu atendimento ou quando ele chega à sua clínica.

Ela começa quando o paciente faz uma ligação ou envia um e-mail perguntando sobre o seu serviço, horário e agenda, tirando dúvidas ou solicitando alguma ajuda.

Além disso, aspectos sensoriais também influenciam na percepção que o paciente tem do seu atendimento, como temperatura do ambiente, decoração, limpeza, aroma, conforto da sala de espera e atendimento na recepção. Todos esses elementos influenciam de forma negativa ou positiva na forma como o paciente avalia o seu atendimento.

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Demonstre empatia

O seu atendimento, além de ser impecável, também deve demonstrar humanidade, ou seja, ser educado e demonstrar empatia é essencial para que o paciente tenha uma boa experiência. Pequenos gestos como um “bom dia!”, “como está o trabalho?” ou até mesmo chamar a pessoa pelo nome mudam a percepção sobre uma consulta. Essas ações devem se tornar habilidades que todo médico deve ter!

Uma dica importante é sempre olhar para o paciente e demonstrar atenção ao que ele tem a dizer. Afinal, o problema está no seu corpo, e ele é a pessoa que sente e sabe como demonstrar o que está acontecendo. Portanto, antes de dizer o que o paciente tem, escute com atenção, tenha uma conversa aberta e sempre explique os motivos que levaram àquela condição.

Confira aqui nosso artigo sobre a importância de um consultório humanizado!​

 

Invista em marketing social

Em geral, se tem admiração por empresas e pessoas que são engajadas em causas sociais. Participar de ações comunitárias, contribuir com ONGs e instituições de caridade é algo que melhora a sua imagem diante dos pacientes e incentiva o marketing boca a boca.

Para isso, lembre-se de mostrar aos pacientes as suas ações, colocando a instituição ajudada em sua assinatura de e-mail, incluindo um panfleto dela no consultório ou até mesmo fazendo uma ação, como o mês da solidariedade, em que parte dos lucros do consultório seja dedicada à caridade.

Essa divulgação mostra o seu lado humano e que o objetivo no consultório não é lucrar, mas contribuir para uma sociedade melhor. Além disso, ações como essas, normalmente, fazem com que o paciente queira compartilhar com seus amigos e familiares a boa experiência e imagem que tem do seu trabalho.​

Os resultados do marketing boca a boca chegam com o tempo, não é de um dia para o outro que todos os pacientes vão indicar o seu consultório, mas se você executar essas dicas e torná-las regras no seu dia a dia os benefícios serão percebidos.

 

Fonte: iClinic – Blog

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