17 dicas para curtir ao máximo o Carnaval com saúde

 

Você já sabe que fantasia vai usar, que maquiagem vai fazer e até o penteado. Se inspirou nas sugestões com glitter e não vê a hora de curtir a folia. Para aproveitar ao máximo todos o dos dias de festa e curtir os bloquinhos e trios elétricos até a Quarta-feira de Cinzas é importante que sua saúde esteja 100%. Para isso são necessários alguns cuidados antes, durante e até mesmo depois. Afinal você não quer deixar de aproveitar a festa porque teve uma insolação ou pegou alguma doença, não é mesmo?

Confira algumas dicas para curtir o Carnaval sem descuidar da saúde:

 

  • Antes 

Teste as maquiagens 

Você se empolgou super com o novo batom ou base que comprou. Mas pode acontecer desse produto ter alguma substância da qual você seja alérgica e não saiba. Para evitar deixar de ver sua escola de samba querida porque você teve uma reação alérgica, vale testar a maquiagem antes.

Alimente-se antes de cair na folia 

Para ter bastante energia para curtir os blocos, a Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica funcional, orienta que é importante fazer uma refeição ou lanche reforçado rico em carboidratos como pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão. Além disso, ela alerta: “Antes das festas, evite alimentos ricos em gorduras, que tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de estufamento”.

Use filtro solar

Você não quer deixar de curtir seu bloco preferido porque teve uma insolação, não é mesmo? Então use filtro solar, não só no rosto, mas também nas partes do corpo que ficarão expostas ao sol.

Vista roupas leves e confortáveis 

Prefira uma roupa leve e confortável como esses vestidinhos ou camisetas. Assim você curte a folia mais à vontade.

Coloque um calçado confortável

Para conseguir dar conta de tantas horas de folia, um calçado confortável é essencial! De preferência fechado, assim se alguém pisar no seu pé a dor será minimizada.

Evite lesões musculares

Quem é sedentário ou tem sobrepeso tem grandes chances de ter dores musculares depois de muitas horas de folia. Para minimizar o risco de lesionar os músculos procure fazer um alongamento minutos antes.

Tenha as vacinas em dia

Em meio a muvuca podem acontecer acidentes com objetos de metal quebrados na rua ou com garrafas de vidro que são fontes da bactéria do tétano. Sem contar que, em meio a tanta gente, doenças como sarampo e virose podem ser transmitidas. Com suas vacinas em dia você evita se preocupar com isso.

Créditos: iStock
Algumas dicas são essenciais para curtir todos os dias de festa com saúde e bem-estar

 

  • Durante 

Não esqueça de se alimentar

Sabemos que em meio a tanta animação muitos foliões acabam esquecendo de uma coisa muito importante: se alimentar. Para que você tenha disposição para curtir todos os dias de festa com saúde é fundamental se alimentar. Faça uma pausa entre um bloco e outro para comer alguma coisa. Procure não ficar mais de quatro horas sem comer.

Coma leve 

Para que seu corpo dê conta de todos os dias de folia, a nutricionista Roseli Rossi orienta que é importante consumir alimentos leves de rápida digestão como frutas desidratadas, sucos de frutas, sanduíches naturais e barrinhas de cereais.

Hidrate-se

Nessa época do ano o calor não dá trégua. Com isso e a ingestão muitas vezes de bebidas alcoólicas é natural que o organismo desidrate mais rápido.  Leve com você uma garrafa de água e não desgrude dela por nada nesse mundo.

Minimize a ressaca

O médico Paulo Olzon, dá a dica no site Minha Vida: intercale um copo de bebida alcoólica com um de água. Assim você minimiza os efeitos negativos da ingestão do álcool e abranda a ressaca. Comer alguma coisa enquanto bebe também ajuda a manter a glicose no sangue estável e assim você evita passar mal.

Modere o uso de substâncias energéticas 

Para ter mais energia e curtir mais horas de folia com disposição, muita gente faz o uso de substâncias energéticas como pó de guaraná e cafeína. O uso delas em excesso podem sobrecarregar o organismo, causar gastrite e até uma arritmia cardíaca. Então nada de exagerar!

“Eu também quero beijar”

É o que diz a música do Cidade Negra, mas antes de distribuir beijos por aí é importante que você saiba que a herpes labial pode ser adquirida através do beijo. Além disso alguns vírus podem ser passados através do beijo como a mononucleose infecciosa, conhecida como a “doença do beijo”. O infectologista da Unifesp, Paulo Olzon Monteiro da Silvano explica no site Minha Vida: “Ela pode causar febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado”.

Tire a maquiagem antes de dormir

A gente sabe que você chega cansada, mas reúna forças extras e remova toda a maquiagem. Principalmente se você usou glitter.  Isso evita que seus poros fiquem entupidos e sua pele horrorosa.

Dormir é fundamental

A gente sabe que você quer curtir tudo, mas para conseguir curtir todos os dias de festa nada como uma boa noite de sono. No outro dia, você vai estar novinho em folha pronto para curtir mais um dia de Carnaval.

Use camisinha

Leve com você uma camisinha, que é o único método anticoncepcional que também previne doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HPV e HIV. Vai que você sai acompanhado do bloco, assim você pode curtir sem se preocupar depois.

 

  • Depois 

Hora do detox

Depois da festa a nutricionista recomenda uma dieta detox para renovar as energias. Tome bastante água, água de coco, sucos naturais e até os sucos detox que vão ajudar a limpar e reequilibrar seu o organismo. Aqui você pode conferir alguns alimentos que ajudam a desintoxicar.

 

Fonte: Catraca Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *